Reunião da indústria mundial de feiras.

Exponor foi a anfitriã de reunião da indústria mundial de feiras. Ali, os profissionais do marketing «face a face» de 30 países reuniram-se para o Seminário 2009 da UFI na Europa, em 23 e 24 de Junho. A cidade do Porto foi o ponto de encontro dos profissionais ligados à organização de feiras, oriundos de todo o mundo.

Os participantes no Seminário 2009 da UFI na Europa discutiram «Parcerias para o Sucesso» que a crise económica global aconselha a organizadores e expositores. A Exponor – Feira Internacional do Porto foi a anfitriã do encontro que se realizou no Europarque, em Santa Maria da Feira, sendo a primeira vez que a UFI, a associação mundial da indústria das feiras, realiza este evento em Portugal. Profissionais ligados à organização de feiras, de 30 países debateram, trocaram experiências e ideias sobre as melhores formas de estabelecer parcerias de sucesso com os clientes, reposicionar as feiras durante estes tempos de dificuldades econômicas que atravessamos e trabalhar com os expositores para aferir, de forma mais precisa, o retorno do seu investimento em feiras.

John Shaw, presidente da UFI, descreveu a ocasião, dizendo: «Este Seminário da UFI reúne os profissionais líderes do setor das feiras – o marketing cara a cara – para partilhar ideias sobre novos métodos para cativar visitantes, avaliar técnicas de gestão de crise e aprender sobre práticas inovadoras de marketing no sector das feiras. A indústria do setor reconhece a necessidade de trabalhar de perto com os expositores e visitantes para assegurar que todos beneficiemos da capacidade única desta ferramenta de marketing poderosa que são as feiras. Embora isto tenha sido sempre importante, a conjuntura econômica atual exige que trabalhemos ainda mais em conjunto, para maximizar oportunidades de negócios.»

Para José Carlos Coutinho, diretor-geral da Exponor e membro da direção da UFI, a realização deste seminário traduziu a importância que os organizadores de feiras «continuam a dar aos expositores» em todo o mundo. «Independentemente das dificuldades conjunturais, o foco da nossa indústria continua a estar centrado nas empresas, marcas e instituições que sabem utilizar as feiras como ferramenta de marketing. Por isso, estamos empenhados em encontrar à escala global respostas eficazes para os problemas cada vez mais globais que os expositores nos colocam», justificou aquele responsável da participada da Associação Empresarial de Portugal (AEP) especializada na organização de feiras. Em complemento aos trabalhos, a Exponor preparou um programa social «procurando potenciar o ambiente único que, em toda a área metropolitana do Porto, se vive na noite de S. João», que os participantes no seminário vão viver a partir de uma das caves de vinho Porto, na margem esquerda do rio Douro. «É uma oportunidade especial de dar a conhecer um pouco do Porto e da Região Norte em todo o mundo e que pode ter um efeito multiplicador interessante», salienta José Carlos Coutinho. Este Seminário 2009 da UFI está aberto a todos os profissionais das feiras, tanto membros como não membros da UFI.

Para além de profissionais com intervenção direta no negócio, tanto ao nível da organização como da gestão de recintos de feiras, no seminário participaram representantes de empresas fornecedoras de soluções para o setor, consultores, docentes universitários e «marqueteiros». A UFI conta presentemente com membros em 82 países de seis continentes, que são responsáveis pela organização de 4.500 certames e pela gestão de 181 parques de exposições. Entre outras funções, a UFI atribui o selo “UFI Approved Event” às feiras que cumprem os mais exigentes critérios de qualidade e demonstrem ter um carácter marcadamente internacional, tanto em termos de visitantes como de expositores. Atualmente, 840 feiras no mundo inteiro ostentam este título.

Fonte: Portugalnews

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: