APEX-BRASIL: apoio ao empresário exportador

2009-01-04t103427z_01_apae5030tdh00_rtroptp_2_ofrtp-france-budget-recettes-tp-woerth-20090104Existem várias formas que o exportador pode utilizar para acessar o mercado internacional. Visitar feiras internacionais para conhecer as novidades que o mercado internacional está apresentando em seu segmento ou ainda fazer pesquisa mercadológica visando avaliar as potencialidades do mercado alvo são duas delas.

O empresário brasileiro pode contar com um aliado importante para acessar de forma profissional e privilegiada mercados internacionais, que, por sua natureza técnica ou cultural, podem se tornar mais difíceis de serem acessados.

Estamos falando da Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, criada pelo Governo em 1997 por Decreto Presidencial.

Essa Agência funcionou com a denominação Apex e atuou como uma Gerência Especial do Sebrae Nacional até 2003 e, a partir desta data, utilizando o nome atual de Apex Brasil, passou a atuar como órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, constituindo-se em um Serviço Social Autônomo.

Sua ação é de enorme importância para o Comércio Exterior brasileiro, pois com autonomia passou a desempenhar no Governo Federal, a função de coordenar e executar a política de promoção do país, sendo seu principais objetivos:

– inserir mais empresas no mercado internacional

– diversificar a pauta de produtos exportados

– aumentar o volume de produtos vendidos ao exterior

– abrir novos mercados e consolidar os atuais

Apóiam o empresário na comercialização de bens e serviços nos mercados globalizados, desenvolvendo ações que envolvem governos e entidades empresariais, organizações internacionais de promoção comercial e embaixadas brasileiras.

Considere em seu planejamento a utilização desta importante assessoria governamental. Para atingir sua missão de promover a exportação de bens e serviços, bem como a imagem do Brasil, a Apex-Brasil mantém em sua estratégia operacional a organização de ações de promoção no exterior. Essa estratégia é utilizada tanto em mercados já conquistados ou em países para os quais o Brasil não tem tradição de exportação. Para tanto a Agência organiza a presença de empresas brasileiras em feiras, missões, eventos especiais, entre outros.

Vejamos algumas ações para este semestre. Em março, estarão levando empresários para participar na Feira de Alimentos e Bebidas – FOODEX, que se realizará no Japão. Ainda neste mês está programada a participação na Feira Multissetorial EXPOCOMER, que se realizará no Panamá. Em abril, em um projeto denominado Comprador, estarão participando em um Congresso Multissetorial com Tradings do Brasil. Este Congresso focará a América Latina. Em maio, estarão conduzindo um projeto chamado Vendedor, em uma ação para divulgar nossas empresas na área de Tecnologia no Peru. Ainda neste mês liderarão uma Missão Multissetorial, divulgando projeto de nossas Tradings na África do Sul. Em junho, estarão conduzindo empresários brasileiros na FILDA, em Angola, voltando ao Panamá com projeto Vendedor na área de Construção no evento Casa Design do Panamá.

Fonte: www.apexbrasil.com.br

ferreira.ronaldo1@gmail.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: